2ª Comissão Disciplinar do TJD julgará suspeita de manipulação de resultados
na partida TEC 6 x 0 Tocantins e a denúncia do Interporto contra o Tocantins
A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Tocantinense (TJD/TO) se reunirá, na próxima segunda-feira (3), às 19h30, no Auditório da FTF, localizado na Quadra 906 Sul, Alameda, 12, Lote 36, em Palmas, para julgar vários casos relevantes ao futebol tocantinense como Tocantinópolis x Tocantins, Interporto x União (FTF - Federação Tocantinense de Futebol TJD/TO acata parecer da Procuradoria de Justiça Desportiva sobre a denúncia do Interporto em possível manipulação de resultado do jogo contra o União), entre outros.
Com fundamento nos artigos 21 e 22 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a Procuradoria de Justiça Desportiva ofereceu parecer sobre a suspeita de manipulação de resultados na partida citada: Tocantinópolis 6 x 0 Tocantins.
Com base no relatório da Empresa Sportradar, contratada pela CBF para o monitoramento da integridade de combate à manipulação de resultados de todas as competições de primeira divisão das 27 federações estaduais a partir dos campeonatos de 2022 até 2024.
Diante disso, o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Tocantins, encaminhou à Procuradoria para conhecimento e providências, de acordo e, como prevê a Legislação Desportiva.
A Procuradoria entendeu que há evidências claras e incontestáveis oriundas do mercado de apostas fornecendo embasamento para a conclusão de que o curso ou resultado desta partida (TEC 6 x 0 Tocantins), foi influenciado e ou manipulado ilegalmente com a intenção de auferição de ganhos patrimoniais ilícitos, e cita outros fatos evidentes conforme a documentação anexa abaixo.
Fatos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou ofício à Federação Tocantinense de Futebol (FTF), semana retrasada sobre a suspeita de manipulação de resultados em uma partida do Campeonato Tocantinense.
A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) encaminhou a todos os clubes da 1ª Divisão e a Imprensa um documento que tem como base um relatório da empresa suíça Sportradar, apontado suspeita de possível violação da integridade da competição por manipulação de resultado da partida envolvendo as equipes do Tocantinópolis 6 x 0 Tocantins, válida pela terceira rodada da 1ª fase do Campeonato Tocantinense 2023. Esta partida aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Estádio João Ribeiro (Ribeirão), em Tocantinópolis.
A CBF tomou a providência e requereu a instauração dos competentes procedimentos para a apuração e a possível responsabilização dos infratores, na forma da Lei e CBJD. Vale destacar que a empresa fez o relatório e as providências foram tomadas pela CBF.
A FTF tomou as providências administrativas de sua competência e agora cabe a Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Tocantinense (TJD/TO), o desfecho final das questões abordadas acima.
https://www.ftf.org.br/downloads-168-citacoes