Notícias

CBF regulamenta futebol misto no país

15/03/2023 10h28 | Atualizado em: 15/03/2023 10h47

https://drive.google.com/file/d/1-8ugIssDs98weTvjGxtZLhbRwVQ0jnGM/view

Resolução da Presidência da CBF que institui o futebol misto no âmbito do futebol amador no Brasil 


Meninas e Meninos participam de Festival do futebol - Créditos: Ricardo Duarte/CBF



No último dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, instituiu mecanismo para promover a igualdade de oportunidade no futebol no Brasil regulamentando que as competições amadoras de futebol podem ser mistas no País.

 Com isso, as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. A nova regra poderá ser aplicada em todas as categorias, da iniciação esportiva ao futebol amador adulto.

Conforme a CBF, destaca-se, no entanto, que o futebol feminino permanece exclusivo às atletas femininas, e que a organização de equipes e de competições femininas, de forma dedicada, continuará a ser incentivada pela CBF e pelas Federações filiadas.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, assina regulamentação do futebol misto Créditos: Rafael Ribeiro / CBF



CBF INSTITUI DISPENSA ETÁRIA
Além de oficializar a prática do futebol misto em competições de caráter amador, a CBF inovou ao instituir o “Mecanismo de Dispensa Etária do Futebol Misto” (MDE).

Por meio deste instrumento, atletas e equipes femininas de uma determinada categoria poderão participar de competições mistas em uma faixa etária inferior. Por exemplo, meninas com até 17 anos (Sub-17) podem ser autorizadas a participar de competições mistas, com meninos de até 13 anos (Sub-13), a critério da entidade organizadora que utilizar o MEC como referência no regulamento específico de suas competições.

A implementação do mecanismo tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para as jovens atletas, compensando diferenças no desempenho inerentes ao processo de maturação biológica e às especificidades de cada sexo, especialmente com o início da puberdade.

A partir de agora, a CBF fará campanha pela adoção do futebol misto e do mecanismo de dispensa etária nas competições organizadas pelas Federações filiadas e ligas amadoras, assim como por todos os entes governamentais, como, por exemplo, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Esporte, os gestores de escolas públicas e privadas e os organizadores de competições amadoras no âmbito do desporto educacional e de participação.

E, parabenizando todas as meninas e mulheres pela data simbólica, a CBF reforça mais uma vez que o lugar da mulher, no futebol e na sociedade, é onde ela quiser.


https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/index/cbf-regulamenta-futebol-misto

Comentar

  • Nome: *
  • E-mail: *
  • Website/blog: (ex: http://www.seublog.com.br)
  • Mensagem: *
  •  

Comentários ()

  • Nenhum comentário publicado.