O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), do Rio de Janeiro, manteve por unanimidade de votos a perda dos quatro pontos e multa de R$ 100,00 para o União Atlético Clube. O julgamento ocorreu no último dia 10 de maio.
O time araguainense havia entrado com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando efeito suspensivo do Estadual 2023, o que não foi atendido diante do resultado do STJD.
O fato é da 1ª rodada do Campeonato Tocantinense, quando o União FC após relacionar o atleta Luan Henrique da Silva de forma irregular no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, o jogador constava na súmula, mas não havia sido registrado no BID.
Durante o julgamento comandado pela 2ª Comissão Disciplinar do TJD/TO, baseado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), puniu o clube com a perda dos pontos, a e de R$ 100,00.
Posteriormente, o União recorreu da decisão no TJD e foi derrotado por quatro votos a um na sessão comandada pelo Pleno do Tribunal, no dia 30/03/2023. E aí recorreu ao STJD.