O árbitro tocantinense Marcos Mateus de Sousa foi convidado pela Comissão de Arbitragem da CBF para participar do Curso RAP Jovens Talentos 2023, de 6 a 10 de março, no Rio de Janeiro. O evento é uma parceria entre a CBF e a Fifa.
“Nestes dias de curso teremos treinamentos intensivos e bastante estudos, visando melhoras na atuação de cada árbitro no âmbito nacional e internacional”, comentou o árbitro.
Como serão duas turmas, uma utilizará as estruturas do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e Clube de Aeronáutica (CAER) e auditórios do hotel, onde ficarão hospedados.
O RAP Jovens Talentos 2023, desenvolverá atividades de aprimoramento e capacitação da arbitragem, visando as competições desta temporada.
Consta ainda no curso, que a metodologia abrangerá treinamentos técnicos e físicos para árbitros e assistentes.
Trajetória
A trajetória de Marcos Mateus começou desde muito novo. Segundo ele via seus tios Jota Pará (ex-árbitro amador em Conceição do Araguaia-PA) e o primo Antônio Braz (ex-árbitro profissional nas Federações Amapaense, Goiana e Tocantinense) comentando sobre regras de jogo e atuações de arbitragem, pois naquela época o acesso aos livros de regras eram bem difíceis.
“Os dois tinham os livros e comentavam sobre, o que me deixava bastante curioso, porque toda criança quer ser jogador de futebol e não árbitro de futebol, mesmo assim arbitragem chamava muito minha atenção”, ressaltou.
Oportunidades
Marcos Mateus ao chegar na capital em meados de 2011, ao ser contratado pela AABB Palmas, por meio dos presidentes Pedro Carvalho e Luís Benvindo, começou a participar de torneios, às vezes como mesário, outras como responsável técnico de competições, daí analisava algumas tomadas de decisões dos árbitros e ficava pensando "posso fazer bem melhor".
Daí um belo dia o árbitro principal não compareceu ao jogo, e o convidaram para aventurar no apito: “moral da história, todos gostaram da sua forma de apitar e estamos até aqui”.
Estudos
Ao surgir o convite da Escola de Árbitros da FTF, não pensou duas vezes, sabia que precisava se aprofundar ainda mais, dessa forma.
“Aprendemos muito com nossos instrutores Marcelo Rossetto, Alfredo Sosa e nosso atual presidente CEAF/TO Adriano de Carvalho”, destacou.
Neste mesmo período ingressou no quadro FTF em 2018 juntamente com os estágios e graduação da 1ª turma Edson Rezende da escola de arbitragem.
Em 2019, atuou pela primeira vez pelos profissionais no quadro FTF, desde então continua firme e com muita humildade, aguardando o momento certo, e com muito respeito aos colegas, dedicação aos estudos e treinamentos.
Capacitação e aprimoramento
No ano de 2021, foi convidado a participar da 8ª edição do PRAB, programa que visava capacitar com estudos teóricos e práticos, com o que tinha de mais novo na arbitragem mundial, integrando novos Árbitros e Assistentes selecionados de cada estado.
“Recebi a informação que participaria do PRAB e, consequentemente, ser indicado ao quadro SENAF”, comemorou.
Agradecimentos
Familiares e amigos receberam com bastante felicidade o convite em participar deste evento, pois além da satisfação em integrar um renomado evento CBF, ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois arbitragem sempre será levada a sério buscando sua excelência.
“Mas tenho a plena certeza que faremos o nosso melhor para representar bem nossa federação, nosso estado e todos os colegas do quadro estadual”, finalizou Marcos Mateus.