Essa subida no ranking se deve a duas participações seguidas no Brasileiro Feminino “A2 e A3”, com a participação efetiva do Paraíso, que somava 1.140 pontos na posição 62 e subiu para a 49ª colocação, com 1562 pontos.
Neste contexto vale destacar o São Valério, a segunda equipe melhor colada no ranking que pulo de 55 para 54, com 1140 pontos.
A pontuação do ranking é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais recentes. São considerados os campeonatos realizados nos últimos cinco anos e, para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano mais recente, 2022, multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado, 2018, tem peso um.
Presidente da FTF
O presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha destacou o resultado do ranking nacional de federações atribuindo o bom trabalho que vem sendo desenvolvido no futebol feminino do Estado.
“O Tocantins responde com bom resultado ao trabalho efetivo e determinado que vem sendo feito no futebol feminino. Bola pra frente e vamos continuar apoiando para que o futebol feminino continue crescendo no estado”, ressaltou o presidente.